Vocês acham que a democratização do ensino superior atrapalhou o mercado de trabalho qualificado?
Para contextualizar me formei em arquitetura final de 2023, estamos já terminando 2024 e eu não consigo nada fixo (não quero empreender, quero entrar em um escritório), a questão é que eu tô achando impossível me inserir no mercado, tá batendo o desespero pq vai acabar o ano e eu não consigo nada fixo, eu já mandei mil currículos, participei de mil processos seletivos na gupy, mas nada dar certo, alguns escritórios que eu admiro me elogiaram e disseram que se aparecer uma vaga com meu perfil me chamariam, mas essas vagas nunca aparecem. Eu sei mexer em autocad, revit, naviswork, infraworks, pacote adobe, lumion... enfim principais programas do mercado, mas mesmo assim não acho nada, meu portfólio tá bom mas me falta experiência, já me falaram isso, mas como eu vou ter experiência se ninguém me dar oportunidade ?
Enfim me viro com uns freelas, mas nem só de freela vive o homem, tô me sentindo uma fracassada, tô com 26 e ainda dependo financeiramente dos meus pais, o que eu ganho não me sustenta.
Meu conselho não façam arquitetura, muito estudo, muito investimento financeiro pra um retorno incerto, ninguém contrata arquiteto, contrata engenheiro, e os poucos que contratam arquiteto, o mercado já absorveu. Tem muito arquiteto para pouca demanda, muita gente se formando em arquitetura EAD, federal, estadual, uniesquina... E daí de fato não tem como ter emprego pra todo mundo.