Escola com infraestrutura inadequada
Professores, boa noite!
Bom, o título é bem autoexplicativo, certo? Eu comecei a trabalhar há pouco tempo em uma escola cuja infraestrutura deixa muito a desejar.
Ela era do estado e entrou no processo de municipalização bem recentemente, dá para dizer...
O problema é que essa escola não oferece nenhuma infraestrutura adequada seja para os professores, alunos, funcionários ou pais.
Não há como colocar a culpa na gestão porque todo o quadro de profissionais ali é novo e elas são bem proativas, até mesmo o pessoal da limpeza é novo ali. Enfim, a escola é pequena, não tem quadra esportiva, o pátio parece um quintalzinho, o gás fica nessa área então dá para sentir o cheiro do gás de cozinha que fica fora, as crianças mal podem brincar porque não há espaço.
As salas de aulas são cubículos apertados onde só cabem 25 carteiras e tem que ser em dupla ou não dá para circular na sala. Lá é muito abafado, não tem projetor, não tem computador, só uma TV. O único armário da sala tem que ser compartilhado. Não há biblioteca, não há laboratório de informática, não há sala de artes, não há nem sequer uma sala dos professores e às vezes, por falta de espaço e a secretaria ser pequena, os pais têm que ir assinar documentos ou na mesa onde as crianças almoçam - naquele espaço com quintalzinho - ou na área que dá acesso ao banheiro, onde inclusive as profissionais de limpeza almoçam.
E, para piorar, não dá para construir porque o prédio é tombado.
Queria saber que atitudes o município pode tomar com relação a isso? Porque é totalmente inviável não poder oferecer nem o mínimo para as crianças. A DRE, o município, ou sabe Deus quem... tem o poder de trocar a escola de prédio, oferecer alguma outra solução milagrosa ou vai ser assim e "a gente que lute"?.
Para mim que estava acostumada a trabalhar em CEU, esse foi um choque de realidade enorme, porque no CEU - mesmo não sendo perfeito - tem de tudo e mais um pouco.