Sou babaca por querer deixar a minha viúva mãe sozinha?
M21 e sou filha de TJ (Testemunhas de Jeová). Na verdade, eu me tornei uma. Tornei-me uma pioneira (um título especial para aqueles que dedicam mais horas à pregação de casa em casa). Mas recentemente descobri muitas coisas erradas na religião e não me identifico mais como um, embora ainda acredite em Deus e na Bíblia. No entanto, nascer na religião é como uma prisão, ou você se torna muito religioso ou é expulso de casa e as pessoas da religião (incluindo a família) não falam mais com você. Minha mãe é uma das TJ, assim como meu falecido pai. Eles nunca me forçaram a ser uma diretamente, mas desde que eu era jovem senti a necessidade de sua validação e uma pressão para me tornar um ou eu morreria no Armagedom ou seria expulso de minha casa e teria meus laços cortados com a família e amigos. Desde jovem eu era muito estudiosa e sempre quis ir para uma boa universidade, mesmo que meus pais não fossem contra, outras pessoas da religião eram contra, eu sentia uma pressão para adiar meus estudos e focar primeiro no "serviço de pioneiro", então eu não consegui terminar a faculdade ainda(ainda faltam 3 anos). Meu pai morreu em 2020 (ele era um homem muito bom, mas também MUITO religioso) e meu irmão saiu de casa (meu irmão saiu mas de forma ruim. Ele é um babaca e ainda é uma TJ, mas suas ações fizeram minha mãe ter muita ansiedade e prejudicaram sua saúde mental), então em nossa casa somos apenas eu e minha mãe.
Eu realmente quero deixar a organização TJ, mas minha mãe terá ataques de pânico muito ruins ou me expulsará. Atualmente estou na universidade e ajudando minha mãe com sua loja, então não tenho tempo para trabalhar para mim e ganhar dinheiro o suficiente para me sustentar, tenho muito medo de que se eu parar de ajudar minha mãe e conseguir um emprego para me sustentar e viver sozinha, ela se sentirá sozinha, deprimida e terá mais ansiedade (o que ela já está muito). Tenho medo que ela faça ainda pior, se é que você me entende... Também tenho medo e não queria cortar laços com os meus amigos e outros familiares.
Estou presa em um ciclo de fazer o que quero fazer, mas colocando em risco a saúde mental da minha mãe e cortando laços com todos que fizeram parte da minha vida ou fingir ser religiosa pelo resto da minha vida por ela e os outros. Entre esses, prefiro acabar com a minha vida, mas isso também deixaria minha mãe arrasada. Outra coisa que meche muito comigo é o fato do meu pai ter falecido. Na religião, os mortos podem voltar a viver em breve no paraíso aqui na terra, então se eu sair eu "Não vou poder encontrar o meu pai de novo", eu amava muito o meu pai e esse é um dos maiores medos da minha mãe. Gostaria de nunca ter nascido. Alguém tem algum conselho para mim?